Sobre a crise, Hollande diz que seu dever é falar a verdade aos franceses

31/08/2012 - 14h06

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – No poder há três meses, o presidente da França, François Hollande, disse hoje (31) que seu “dever é dizer a verdade aos franceses”. A afirmação dele, durante um discurso no Leste do país, em Châlons-en-Champagne, foi uma referência aos impactos da crise econômica internacional no país.

O meu dever é dizer a verdade aos franceses. Estamos perante uma crise essencialmente séria, uma crise longa que dura mais de quatro anos e nenhuma das grandes potências econômicas, mesmo as emergentes, é poupada”, disse Hollande.

Em seguida, o presidente acrescentou que “o crescimento [econômico] desacelera e aumenta os preços das matérias-primas, dos cereais, quer por razões climáticas ou especulativas, assim como o petróleo”. Ele disse ainda que não menciona as responsabilidades de “ontem e anteontem”, referindo-se ao antecessor Nicolas Sarkozy, ex-presidente francês.

Não se trata de julgar o passado, mas de agir agora para preparar o futuro”, disse Hollande, lembrando que ao assumir o governo em maio deste ano, ele tinha “pleno conhecimento de causa”.

Nos últimos dias, o presidente da França enfrenta queda da popularidade e cobranças da sociedade em relação aos efeitos da crise, pois o país sofre com o aumento do desemprego e da inflação.

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa.

Edição: Talita Cavalcante