PIB confirma recuperação gradual da economia no primeiro semestre, diz Tombini

31/08/2012 - 13h59

Kelly Oliveira
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), divulgado hoje (31), “confirma a recuperação gradual da atividade econômica no primeiro semestre”. A avaliação é do presidente do Banco Central (BC), Alexandre Tombini.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou hoje que o PIB, a soma de todos os bens e serviços produzidos no país, cresceu 0,4% no segundo trimestre deste ano, em relação ao trimestre anterior. Na comparação com o segundo trimestre de 2011, o PIB cresceu 0,5%. No acumulado de 12 meses, a expansão foi 1,2 %. No primeiro semestre, o PIB apresentou aumento de 0,6%.

Para Tombini, o consumo interno tem estimulado a economia. “A demanda doméstica continuou sendo o principal suporte da economia, com o consumo das famílias sendo estimulado pela expansão moderada do crédito, pela geração de empregos e de renda”, disse, em nota.

Os sólidos fundamentos e um mercado interno robusto constituem um diferencial da economia brasileira. Dessa forma, mesmo diante do complexo ambiente internacional, as perspectivas apontam intensificação do ritmo de atividade ao longo deste segundo semestre e do próximo ano”, acrescentou Tombini.

Edição: Carolina Pimentel