Andre Brasil ganha ouro e quebra recorde mundial nos 50 metros nado livre nas Paralimpíadas

31/08/2012 - 16h33

Da Agência Brasil

Brasília – O nadador Andre Brasil conquistou o ouro na prova dos 50 metros nado livre S10 e quebrou o recorde mundial, com o tempo de 23s16. Essa é a segunda medalha do nadador nos Jogos Paralímpicos de Londres. Andre Brasil ganhou ontem (30) a medalha de prata nos 200 metros medley SM10, com o tempo de 2m12s36.

Com a estreia do atletismo na manhã de hoje, a atleta Marivana Nóbrega bateu o recorde das Américas, no lançamento de disco F35/36, com a marca de 23,73 metros. No entanto, a quebra do recorde parapan-americano não garantiu medalha para a brasileira, que terminou a prova em sétimo lugar.

O nadador brasileiro Daniel Dias também foi ouro ontem, confirmando o favoritismo. Dias chegou em primeiro lugar nos 50 metros nado livre S5 e bateu o próprio recorde, com o tempo de 32s05 - 21 centésimos mais rápido que a marca anterior.

Até o momento, o Brasil ocupa o nono lugar no quadro geral de medalhas - com duas de ouro, duas de prata e uma de bronze. A China lidera o ranking com 31 medalhas, seguida pela Austrália (com 15 medalhas) e a Ucrânia (com 14 medalhas).

Repetindo o feito nas Olimpíadas deste ano, o judô foi o esporte que garantiu a primeira medalha para o Brasil nas Paralimpíadas ontem (30), com a vitória da judoca Michele Ferreira, na categoria até 52 quilos. A brasileira conquistou a medalha de bronze depois que a adversária, a francesa Sandrine Martinet, se machucou nas semifinais e não competiu.

A 14ª Paralimpíadas em Londres vão até o dia 9 de setembro. Participam dos Jogos, atletas com deficiências físicas e sensoriais. A equipe brasileira é formado por 182 atletas, que competem em 18 das 20 modalidades. O Brasil não participa das competições de rugby e tiro com arco.

Edição: Carolina Pimentel