Futuro prefeito de Arapiraca terá desafio de melhorar desempenho da cidade no Ideb

30/08/2012 - 10h13


Mariana Jungmann e Iolando Lourenço
Repórter da Agência Brasil

Brasília - A prefeitura municipal de Arapiraca (AL) será disputada, em 7 de outubro, por três candidatos. Célia Rocha pelo PTB; Alves Correia pelo PTdoB; e Rogério Teófilo pelo PSDB são os nomes que estão na briga pelo posto de prefeito da segunda maior cidade de Alagoas. Além deles, 149 candidatos irão disputar as 15 vagas na Câmara de Vereadores da cidade.

Com 202 mil habitantes, segundo o Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o município tem a economia fortemente baseada no setor de Comércio e Serviços e nas agroindústrias – em especial as de beneficiamento de fumo, de alimentos, de madeiras e de minerais não metálicos. No total, o produto interno bruto de Arapiraca soma R$ 1,6 milhão, de acordo com dados do IBGE de 2009.

Os moradores da cidade contam com 46 estabelecimentos públicos de saúde, sendo 43 municipais. O futuro prefeito irá administrar ainda 60 escolas municipais de ensino fundamental que abrigam 35 mil alunos. O principal desafio na educação será conseguir elevar as notas no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Nos anos iniciais do ensino fundamental, que incluem do primeiro ao quinto ano, os alunos de Arapiraca tiveram nota 3,8 em uma escala que vai de 0 a 10, na qual a média do país foi 5. Nos anos finais, do sexto ao nono ano, os estudantes do ensino fundamental da cidade mais importante do agreste alagoano, tiveram nota 2,6 em 2011, enquanto a média nacional alcançou 4,1.

Além disso, o futuro prefeito e os novos vereadores deverão ter atenção especial com a população de quase 40 mil habitantes que vive atualmente na zona rural da cidade. Por lá, a produção agrícola é basicamente familiar e baseada no cultivo de frutas, hortaliças, fumo de corda e na criação de aves, caprinos, ovinos e gado de corte e de leite, segundo informações da prefeitura municipal. A produção da zona rural de Arapiraca é, de acordo com a prefeitura, responsável pelo abastecimento de 90% das hortaliças folhosas encontradas na Ceasa da capital do estado, Maceió.

Edição: Talita Cavalcante