UPP Macacos inaugura centro que reúne projetos sociais, educativos e culturais

29/08/2012 - 19h18

Da Agência Brasil

Rio de Janeiro - A Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) Macacos, em Vila Isabel, na zona norte da capital fluminense, vai inaugurar amanhã (30) o Núcleo de Apoio e Proximidade (NAP), um centro voltado ao atendimento à população. O espaço vai concentrar diversos projetos e atividades educativas, sociais e culturais desenvolvidos pela polícia nas áreas beneficiadas pela UPP.

A Coordenadoria de Polícia Pacificadora informou em nota que o núcleo funcionará no prédio da União dos Discípulos de Jesus (UDJ), uma construção de três andares, localizada no Morro dos Macacos e cedida para abrigar o NAP. No local, já funcionou um asilo e um hospital, mas recentemente estava desativado.

Uma das estratégias utilizadas pelas UPPs é oferecer projetos sociais para a população com o objetivo de promover a integração entre policiais e moradores das comunidades. Segundo a coordenadoria, a UPP Macacos, inaugurada em novembro de 2010, vem desenvolvendo desde sua criação esse tipo de iniciativa. A abertura de um novo local foi necessária porque os antigos espaços não suportavam mais a demanda dos participantes ou a abertura de novas turmas.

Entre as iniciativas desenvolvidas na unidade estão: Projeto Social pela Música, que leva música erudita para jovens da comunidade; aulas de reforço escolar; Projeto Rio 2016, da Superintendência de Desportos do Estado do Rio de Janeiro (Suderj), que oferece atividades esportivas para crianças e adolescentes; medição de pressão e glicose; sessões de fisioterapia; assistência social; curso de qualificação e biblioteca, entre outras.

Edição: Fábio Massalli