Países não alinhados discutem a crise na Síria

27/08/2012 - 11h41

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O governo do Irã promove até o dia 31 a 16ª Cúpula do Movimento dos Países Não Alinhados. A reunião, em Teerã, se dedica a discutir a crise síria. Hoje (27), o ministro das Relações Exteriores do Irã, Ali Akbar Salehi, condenou qualquer tipo de intervenção na Síria.

O Movimento dos Países Não Alinhados reúne 115 nações. A maioria é de países em desenvolvimento e tem como objetivo criar um caminho independente nas relações internacionais. O grupo busca distanciamento das potências políticas e econômicas. O Brasil participa como observador no movimento.

A comunidade internacional pressiona para que o presidente sírio, Bashar Al Assad, coloque fim à violência no país, que dura 17 meses e matou mais de 20 mil pessoas. A oposição exige de Assad transição política, o fim das violações aos direitos humanos e mais liberdade de expressão. O Irã, a Rússia e a China impedem sanções ao governo sírio.

Para o chanceler iraniano, críticas às violações aos direitos humanos não devem dominar os debates. Ali Akbar Salehi acrescenta que todos devem se esforçar para o diálogo e a reconciliação nacional na Síria, longe das ameaças estrangeiras de interferência. 

*Com informações da emissora pública de televisão do Irã, PressTV (http://www.presstv.ir/detail/2012/08/26/258305/iran-urges-dialog-on-regional-affairs/)

 

Edição: Beto Coura