Professores da UnB querem assembleia para decidir rumo de movimento e destituição da diretoria de associação

21/08/2012 - 21h38

Da Agência Brasil

Brasília – Os professores da Universidade de Brasília (UnB) contrários à suspensão da greve aprovada em assembleia na sexta-feira (17) se reuniram, hoje (21) para tratar da continuidade do movimento, na Faculdade de Educação.

Pela manhã, eles já haviam feito manifestações na sede da Associação dos Docentes da Universidade de Brasília (ADUnB). Dois assuntos foram debatidos: a continuação da greve e a destituição da Diretoria Executiva da ADUnB.

Como a decisão pela suspensão da greve não teve a presença de todos os professores, nem estava prevista na pauta da assembleia da semana passada, os manifestantes pediram à ADUnB uma nova discussão. A associação tem até as 19h de amanhã (22) para marcar a data do novo encontro, mas os grevistas decidiram que, antes do fim do prazo, eles se vão se reunir, às 18h, para começar a preparar a assembleia. Caso a ADUnB não marque um dia para a definir o futuro da greve, os professores pretendem se autoconvocar, reunindo-se na data provável de sexta-feira (24).

Os manifestantes alegam que não se recusam a acabar com a greve. O que eles pedem é que a volta ao trabalho seja decidida por todos, em assembleia que já tenha esse tema na pauta. “Não queremos 'não sair' da greve. Queremos, sim, discutir a conjuntura junto com o contexto nacional, aguardando as últimas negociações com o governo. A gente entende que sair da forma como saiu, de uma forma intempestiva, burlada, não legítima, é muito desconfortável para a Universidade de Brasília”, explica Gino Rocha, professor da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária.

Os professores decidiram pedir, ainda, a destituição da Diretoria Jurídica da ADUnB. Segundo Maria Luiza Pereira, professora da Faculdade de Educação e membro do Comando Local de Greve, esse assunto também será discutido na reunião de amanhã, às 18h. “Nós vamos apreciar o instrumento jurídico adequado para tal”, disse Maria Luiza. A data certa para o pedido de destituição ainda não foi definida.

Para mostrar novamente a insatisfação com a forma como o fim da greve foi definido, novas manifestações foram marcadas para esta quarta-feira. Às 9h, os professores vão lavar a entrada da ADUnB e, em seguida, fazer uma passeata pela universidade. Segundo os grevistas, essas ações não devem atrapalhar as eleições para reitor da UnB, que ocorrem na quarta (22) e quinta-feira (23).

Edição: Lana Cristina