Etiópia confirma morte do primeiro-ministro, mas não informa detalhes

21/08/2012 - 8h29

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O primeiro-ministro da Etiópia, Meles Zenawi, morreu aos 57 anos, depois de enfrentar uma doença. Porém, não há detalhes sobre a doença que atacou e matou o primeiro-ministro. A Presidência da República da Etiópia informou apenas que Zenawi morreu em um hospital. O vice-primeiro-ministro etíope, Hailemariam Desalegn, vai assumir o governo do país interinamente.

Zenawi não era visto em público desde junho. Há informações que ele estava internado em Bruxelas, na Bélgica, em estado crítico. A data do enterro de Zenawi não foi divulgada. Foi organizado um comitê  e decretado luto oficial no país.

No poder há mais de duas décadas, Zenawi assumiu o cargo em 1991, como líder do grupo de oposição que derrubou o então líder comunista Mengistu Haile Mariam. Ele também conduziu o processo de liberalização econômica que se deu na Etiópia a partir de então.

O governo de Zenawi foi marcado por uma guerra fronteiriça com a Eritreia entre 1998 e 2000 e duas intervenções militares na Somália – de 2006 a 2009, depois em 2011 - contra os chamados rebeldes muçulmanos shebab.

Em duas ocasiões em seu mandato, forças etíopes foram enviadas à vizinha Somália para combater militantes ligados à rede Al Qaeda. A Etiópia também conta com forças de paz em Abyei, a região fronteiriça reivindicada pelo Sudão e o Sudão do Sul.

*Com informações da agência pública de informações de Portugal, Lusa e da BBC Brasil.

Edição: Graça Adjuto