Carolina Pimentel
Repórter da Agência Brasil
Brasília – Um grupo de policiais federais faz, neste momento, no Aeroporto Internacional de Brasília - Presidente Juscelino Kubitschek, manifestação em que pedem reajuste salarial e reestruturação das carreiras.
Sentados lado a lado na plataforma de embarque, no segundo andar do terminal, os policiais usam camisetas com os dizeres “SOS para a Polícia Federal” e exibem faixas com suas reivindicações. “Queremos reestruturação sem operação-padrão”, diz uma das faixas. Os manifestantes também entregam aos passageiros folhetos em que informam quais são suas reivindicações.
Há pouco, todos se levantaram, quando um carro de som tocou o Hino Nacional.
Aparentemente, a manifestação dos policiais federais não afeta o movimento de embarque de passageiros. A categoria – escrivães, agentes e papiloscopistas – está em greve há 13 dias.
O presidente do Sindicato dos Policiais Federais no Distrito Federal, Jones Leal, disse que não está ocorrendo nenhuma operação-padrão no aeroporto. Segundo ele, o protesto se limita ao saguão de embarque.
Além de reajuste salarial e reestruturação de carreiras, os policiais federais pedem a saída do diretor-geral da corporação, Leandro Daiello.
Amanhã (21), os representantes dos policiais têm reunião no Ministério do Planejamento, para mais uma rodada de negociações com o governo.
Edição: Nádia Franco//Matéria ampliada às 18h43