Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana discute saúde indígena

20/08/2012 - 21h23

Da Agência Brasil

Brasília – O Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana (CDDPH) realizou, nesta segunda-feira (20), sessão especial sobre o Direito Humano à Saúde, encerrado com uma discussão sobre a saúde indígena.

O encontro foi mediado pelo conselheiro Tarciso Del Maso Jardim e contou com a presença de Cléber César, secretário executivo do Conselho Indigenista Brasileiro (Cimi). A Fundação Nacional do Índio (Funai) e a Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), chamadas para o debate, não enviaram representantes.

As dificuldades para atender os povos indígenas foram o principal tema abordado. César destacou que a falta de formação específica dos médicos e a dificuldade para chegar até as tribos resultam em grande quantidade de óbitos nessas populações. Ele diz que existem poucos profissionais direcionados para a área. “A gente vê uma necessidade urgente de que o governo brasileiro promova concurso público para suprir os quadros de pessoal para esse trabalho”.

César exemplificou a situação atual da saúde indígena com o que acontece no Vale do Javari, no Amazonas. A região, a segunda maior terra indígena do país, tem alto índice de doenças como malária e hepatite.

“Os povos daquela região vivem uma situação de abandono há muitos anos e, como consequência, tem havido óbitos constantes. A gente pede uma atenção especial e que, se possível, o conselho faça uma missão naquela região”.

O CDDPH se reúne amanhã, durante todo o dia, para debater as proposições feitas pelos palestrantes e mediadores de hoje. A partir de amanhã, o conselho definirá quais medidas serão tomadas para melhorar o sistema de saúde brasileiro.

Edição: Fábio Massalli