Simpatizantes e aliados de Lugo encerram hoje fórum em apoio ao ex-presidente

16/08/2012 - 10h37

Renata Giraldi
Repórter da Agência Brasil

Brasil – Os simpatizantes e aliados políticos do ex-presidente do Paraguai Fernando Lugo, destituído do poder em junho, encerram hoje (16) o Fórum Social Paraguai Resiste. Lugo participou ontem (15) do encontro e reiterou que vai resistir às pressões. A destituição de Lugo levou à suspensão temporária do Paraguai do Mercosul e da União de Nações Sul-Americanas (Unasul).

"Nós não vamos desistir de construir juntos o país que merecemos", disse Lugo, no fórum. "Vamos continuar a construir a unidade com a grandeza deste povo que tem o direito de continuar a sonhar com uma pátria diferente."

O ex-presidente lembrou que ontem (15), se estivesse no cargo, completaria quatro anos no poder. Em 2008, Lugo venceu as eleições contra o Partido Colorado, que governou o Paraguai por 60 anos. "Nós fomos tirados do palácio [de governo], mas não conseguiram nos tirar do coração das pessoas", reiterou.

Lugo destacou que na sua gestão o Paraguai fortaleceu as relações com os países latino-americanos devido a uma nova política internaciona. Ele participou do fórum acompanhado pelos senadores Carlos Filizzola, ex-ministro do Interior, e Jorge Lara Castro, ex-ministro das Relações Exteriores, entre outros aliados políticos.

O fórum é coordenado por uma organização que se declara independente e em defesa da democracia. Os detalhes das discussões podem ser acompanhadas no site http://paraguayresiste.com/.

Edição: Juliana Andrade