UPP São Carlos implementa projeto para incentivar empresas da comunidade a se formalizarem

15/08/2012 - 20h30

Da Agência Brasil

Rio de Janeiro - A sede da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) São Carlos, no Estácio, centro da capital fluminense, recebeu na tarde de hoje (15) o projeto Comércio Legal, que tem como objetivo fomentar a economia local e contribuir para a formalização do comércio na região.

O subcomandante da UPP do Morro de São Carlos, tenente Carlos Nicodemos, disse que a unidade, junto com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/RJ) fez um levantamento de todos os empreendimentos que existem nas quatro comunidades que envolvem o complexo: morros de São Carlos, Zinco, Mineira e Querosene.

“Após levantamento inicial, a gente viu que 90% do comércio era informal, não tinha CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) ou alvará de funcionamento. Nós auxiliamos os comerciantes a conseguir a legalização”, disse o tenente.

De acordo com o oficial, o Sebrae realizou no local uma rodada de oficinas, explicando motivo e de que modo fazer para formalizar os empreendimentos, pois muitos comerciantes tinham receio de fazê-lo.

“A curto e longo prazos, os comerciantes vão poder investir no seu negócio e assim aumentar a própria renda e a geração de empregos diretos e indiretos. Para ele, é muito mais fácil contratar alguém da comunidade. Ao invés de comprar qualquer produto ou serviço fora, ele vai ter isso no local. É um crescimento, sem dúvida nenhuma”.

Em nota, a UPP informou que o projeto já é desenvolvido pela UPP Macacos, em Vila Isabel, na zona norte da cidade. A previsão é que no próximo mês ele seja implementado nas UPPs Coroa, Fallet e Fogueteiro, em Santa Teresa, no centro do Rio.

Edição: Fábio Massalli