Serpro quer duplicar capacidade de atendimento de serviços públicos online com ampliação de unidade

15/08/2012 - 20h18

Marli Moreira
Repórter da Agência Brasil

São Paulo – Um investimento de R$ 188 milhões vai ser capaz de duplicar, dentro de dois anos, a área de produção do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) em São Paulo. Com isso, o espaço em uso hoje passará de mil metros quadrados para 2 mil metros quadrados.

A expectativa do órgão é a de também duplicar a capacidade de atendimento dos serviços públicos que dependem dos acessos online e acabar com os transtornos impostos aos cidadãos toda vez que o sistema de processamento de dados fica fora do ar.

Entre os serviços mais afetados quando isso acontece estão as emissões da Carteira Nacional de Habitação (CNH) e outros documentos em nível dos órgãos de trânsito; retiradas ou solicitações de serviços no da Receita Federal como, por exemplo, questões ligadas ao recolhimento do Imposto de Renda ou pagamento de taxas para desembaraço de mercadorias no Sistema Integrado de Comércio Exterior (Siscomex).

De acordo com o responsável pelo Departamento de Logística da unidade do Serpro de São Paulo, José Ardito, o projeto prevê a construção de quatro blocos, ao lado da sede regional, em Capela do Socorro, bairro da zona sul da cidade. As obras devem começar em janeiro do ano que vem e a entrega está prevista para dezembro de 2014.

Para isso, serão abertas 11 licitações e, até o próximo dia 20, os procedimentos para a elaboração do primeiro edital serão submetidos à consulta pública. Segundo Ardito, o primeiro edital deve ser publicado em outubro. “Pelo projeto, nós estimamos que por, pelo menos cinco anos, haverá um conforto no atendimento, com otimização dos serviços. E, em casos de manobras, para revisões na infraestrutura, as paradas deverão ser imperceptíveis aos cidadãos”.

Nos centros de dados do Serpro, que tem ainda as unidades de Brasília e do Rio de Janeiro, estão armazenados mais de 800 terabytes de dados. Anualmente, são processados mais de 6 bilhões de transações online em servidores que atendem a sistemas e serviços de tecnologia da informação de diversas instituições governamentais do país.

A previsão é dotar o novo espaço com tecnologia de ponta para abrigar o gerador, nobreaks, quadros de energia elétrica, sistema de refrigeração e os demais componentes do sistema operacional. Segundo o Serpro, os investimentos vão permitir que o data center tenha classificação de acordo com as normas nacionais e internacionais.

Edição: Lana Cristina