Concessões resolverão deficiências de infraestrutura na área de transportes

15/08/2012 - 13h54

Daniel Lima, Pedro Peduzzi, Sabrina Craide e Yara Aquino
Repórteres da Agência Brasil

Brasília – Ao anunciar, hoje (15), o plano de concessões de rodovias e ferrovias, a presidenta Dilma Rousseff disse que o objetivo é resolver o déficit de infraestrutura na área de transportes, reduzir o custo Brasil e tornar o país mais competitivo no mercado internacional.

O Programa de Investimentos em Logística para rodovias e ferrovias prevê R$ 133 bilhões em investimentos nos próximos 25 anos, sendo R$ 42 bilhões para rodovias e R$ 91 bilhões para ferrovias.

Não estou fazendo aqui a demagogia da infraestrutura barata. Estou fazendo a defesa da [infraestrutura] mais barata possível e que leve em conta nossas características, a atividade do empresariado. Queremos uma eficiência logística, queremos menos custo para quem produz, quem paga impostos e que assegure mais e melhores empregos”, disse durante o discurso.

Segundo a presidenta, “investimento” é a palavra-chave para essa nova etapa que dará ao Brasil a infraestrutura compatível com seu tamanho e ritmo de crescimento.

Durante a cerimônia, da qual participaram vários empresários, ela registrou que o governo continuará exercendo seu papel de indutor do desenvolvimento e destacou a importância da parceria com a iniciativa privada. “Vamos reforçar a capacidade do estado de planejar com o setor privado os investimentos e a prestação de serviços”.

Ao falar sobre a conjuntura econômica, a presidenta Dilma disse que o modelo brasileiro deu certo e será preservado. “Nosso modelo deu certo e será preservado, e preservar é necessariamente aprofundar. Isso requer outros passos nesse modelo de estabilidade macroeconômica com crescimento e inclusão social. Agora temos de avançar na construção de um Brasil que, para continuar sendo justo, tem que ter uma economia cada vez mais competitiva com um custo Brasil reduzido”.

Nas próximas semanas serão anunciados modelos de concessão para portos e aeroportos.

 

Edição: Beto Coura