Novos dados confirmam potencialidade e importância da jazida de Carcará

14/08/2012 - 21h14

Nielmar de Oliveira
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - Novos dados obtidos com a continuação da perfuração de um dos poços pioneiros que testam o prospecto da jazida de Carcará, no bloco Bacia Marítima de Santos 8 (BM-S-8), no pré-sal da Bacia de Santos, confirmam a potencialidade e a importância da jazida. Potencialmente, Carcará estaria entre as mais significativas descobertas no pré-sal da Bacia de Santos realizadas até agora.

A descoberta em águas ultraprofundas já havia sido anunciada preliminarmente pela Petrobras no dia 20 de março deste ano e está localizada a 232 quilômetros (km) do litoral do estado de São Paulo, em lâmina d'água de 2.027 metros (m).

Segundo informações divulgadas no final da noite de ontem (13) pela Petrobras, foram coletadas novas amostras de óleo até a profundidade de 6.131 m, que comprovaram a boa qualidade do petróleo (cerca de 31º API), em reservatório carbonáticos de excelentes características de porosidade e permeabilidade.

“Embora o poço ainda esteja em fase de perfuração dentro de uma zona de óleo a 6.213 metros de profundidade, já está confirmada uma coluna superior a 400 metros de petróleo, caracterizada principalmente por reservatórios contínuos e conectados”, diz a nota da estatal.

Com a continuidade dos trabalhos de perfuração, a Petrobras espera determinar a espessura total dos reservatórios portadores de petróleo bem como a presença de zonas de interesse mais profundas.
A Petrobras é operadora do consórcio (66%) em parceria com a Petrogal Brasil (14%), Barra Energia do Brasil Petróleo e Gás (10%) e Queiroz Galvão Exploração e Produção (10%).

Para avaliar melhor a área, o consórcio dará continuidade às atividades e aos investimentos necessários, conforme previsto no plano de avaliação aprovado pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) .

Uma das parceiras da Petrobras no empreendimento, a Barra Energia do Brasil Petróleo e Gás disse, também em nota, que os novos dados obtidos com a continuação da perfuração do poço de teste de Carcará confirmam a importância da descoberta.

Segundo a Barra Energia do Brasil, vários testes a cabo recuperaram óleo de boa qualidade, “confirmando as excelentes perspectivas indicadas pelos perfis de poço”. Renato Bertani, diretor executivo da empresa, afirmou que a descoberta de Carcará, potencialmente entre as mais significativas realizadas no pré-sal da Bacia de Santos até agora, corrobora o valor e o grande potencial de crescimento da carteira de projetos da empresa.

“Com os blocos BM-S-8 e BS-4, onde temos 10% e 30%, respectivamente, temos um conjunto bem diversificado de oportunidades de investimento tanto no pré-sal quanto no pós-sal, que incluem áreas altamente prospectivas de exploração, descobertas sob avaliação e campos em desenvolvimento", disse.

Edição: Fábio Massalli