Irã aceitará ajuda internacional para socorrer vítimas dos terremotos, diz governo

14/08/2012 - 14h17

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Pela primeira vez desde que ocorreram os terremotos no Irã, há três dias, o governo iraniano informou hoje (14) que aceitará ajuda estrangeira para socorrer as vítimas dos tremores de terra na região da província do Azerbaijão. O primeiro-vice-presidente da República iraniano,  Mohammad-Reza Rahimi, disse que o Irã está pronto para  “receber contribuições de diferentes países”.

Pelo menos 306 pessoas morreram, mais de 4,5 mil ficaram feridas e cerca de 300 mil foram afetadas pelos efeitos dos tremores de terra, do último dia 11. A parte oriental do Irã foi atingida por terremotos de 6,4 graus e 6,3 graus de magnitude na escala Richter.
  
"O nosso país em diversas ocasiões prestou socorro às vítimas de desastres naturais em diferentes países”, disse o primeiro-vice-presidente da República. “Agora estamos prontos para receber as contribuições de diferentes países às vítimas do terremoto em Ahar, Varzaqan e Haris."
 
As regiões de Ahar, Varzaqan e Haris reúnem aldeias com muitas famílias, destacou Rahimi. Só em Varzaqan, 12 aldeias ficaram totalmente destruídas e 60, parcialmente. Nos últimos dias, aumentou o número de países prestando apoio e solidariedade aos iranianos, além do oferecimento de ajuda.

O Brasil, a Venezuela, a Bolívia, a Equador e a Nicarágua enviaram mensagens de apoio ao Irã, assim como a Turquia, o Paquistão, a Rússia, a Síria, o Japão, a Alemanha, a Suíça e os Estados Unidos, além do papa Bento XVI.


*Com informações da agência pública de notícias do Irã, Irna // Edição: Juliana Andrade