Japão vai ouvir população sobre uso da energia nuclear no país

13/08/2012 - 10h43

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – As autoridades do Japão vão ouvir a população sobre o uso da energia nuclear no país. A ideia é englobar todas propostas e concluir uma análise até o fim deste mês. Mais de 80 mil sugestões já foram encaminhadas. O ministro de Política Econômica e Fiscal do Japão, Motohisa Furukawa, disse que os especialistas vão estudar a maneira apropriada de executar as propostas.

Desde 11 de março de 2011, quando houve um terremoto seguido por tsunami no Japão, que levou a acidentes radioativos na Usina Nuclear de Fukushima Daiichi, no Nordeste do país, os japoneses passaram a priorizar o tema. A área de Fukushima sofre até hoje com as consequências dos acidentes na região.

Muitos moradores permanecem morando de forma improvisada, as crianças usam um dispositivo para monitorar a quantidade de radiação existente no ar e o consumo e a produção de alimentos foram suspensos na região.

A sequência de tremores de terra e o tsunami levaram às explosões e aos vazamentos em Fukushima. As autoridades identificaram uma elevada quantidade de radiação na região e recomendaram a retirada das pessoas da área.

A comissão de especialistas deverá concluir a análise das propostas da população até o fim de agosto.


*Com informações da emissora pública de televisão do Japão, NHK // Edição: Juliana Andrade