Venezuela inicia análise técnica para a adequação ao Mercosul

11/08/2012 - 12h23

Renata Giraldi
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Uma comissão de peritos e integrantes do governo venezuelano começa hoje (11), em Montevidéu, no Uruguai, onde está a secretaria-geral do Mercosul, o trabalho de definição dos aspectos técnicos para a adequação da Venezuela ao bloco regional. O objetivo é acelerar o ritmo dos trabalhos para atender à expectativa de conclusão das tarefas até dezembro. O trabalho se estende até sexta-feira, dia 17.

A Venezuela, no entanto, tem até quatro anos para se adequar às regras do bloco. Além da adequação às regras, do cronograma estão em discussão as políticas de liberalização do comércio e o fortalecimento dos mecanismos de produção.

O livre comércio na região, denominado liberalização, deve ser adotado após a conclusão do processo de regularização da nomenclatura. A previsão é que ocorra a partir de janeiro de 2013. Mas pelo Protocolo de Adesão da Venezuela ao Mercosul o prazo final é de quatro anos. O esforço será para antecipar esse prazo.

A ministra do Comércio da Venezuela, Edmée Betancourt, disse que a nomenclatura do Mercosul envolve 10.032 códigos de tarifas. No caso da Venezuela, segundo ela, a adequação, devido aos produtos contidos na relação da Comunidade Andina de Nações, são 6.850 códigos tarifários. Paralelamente, está sendo negociado um programa de liberalização comercial com o Brasil, segundo a ministra.

O Mercosul quer ampliar as parcerias entre seus integrantes. Na presidência do bloco, o Brasil defende mais acordos nas áreas de ciência, tecnologia, inovação e educação. Também quer retomar as negociações com a União Europeia, examinando novas ofertas e a liberalização comercial.

Edição: Fernando Fraga