Senado aprova em segundo turno PEC que dá autonomia à Defensoria Pública da União

08/08/2012 - 21h39

Mariana Jungmann
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O Senado aprovou hoje (8) a proposta de emenda à Constituição (PEC) que garante autonomia administrativa e funcional à Defensoria Pública da União. A matéria deverá prevê que a defensoria tenha quadro funcional e orçamento próprio, além de administração independente.

Com a reforma do Judiciário, as defensorias estaduais já tinham conseguido autonomia, o mesmo não ocorria com a da União. Para a autora da proposta, senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), não fazia sentido manter a diferença. Ela lembrou que as defensorias são o único caminho para o cidadão pobre ter acesso à Justiça. “É uma causa da nação brasileira, pois recorrem ao defensor aquelas pessoas que não têm condição de pagar advogado”, disse a senadora.

A matéria foi aprovada por unanimidade, com os 65 votos dos senadores presentes à sessão deliberativa de esforço concentrado no Senados. Os trabalhos legislativos no Senado e na Câmara vão diminuir nos próximos meses por causa das eleições municipais. O esforço concentrado é para que as votações das matérias possam ocorrer em datas específicas a fim de que os parlamentares possam acompanhar as campanhas em seus estados.

“A Defensoria Pública, por meio de todas as suas unidades, deve garantir o acesso à Justiça pela população hipossuficiente no sentido jurídico e financeiro ”, destacou o senador Inácio Arruda em seu relatório sobre a matéria aprovado na Comissão de Constituição e Justiça do Senado.

A PEC seguiu para a Câmara dos Deputados onde precisará ser votada em dois turnos antes de seguir para sanção presidencial.

 

Edição: Aécio Amado