Márcio Thomaz Bastos abre terceiro dia de apresentação da defesa dos réus do mensalão

08/08/2012 - 15h51

Daniella Jinkings
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O terceiro dia de apresentação da defesa dos réus do processo do mensalão recomeçou hoje (8), pouco depois das 14h, no Supremo Tribunal Federal (STF). Como ontem (7), está programada a participação de cinco advogados nesta quarta-feira.

O primeiro a apresentar suas considerações é Márcio Thomaz Bastos, que representa José Roberto Salgado, ex-dirigente do Banco Rural, que responde pelos crimes de gestão fraudulenta, lavagem de dinheiro, formação de quadrilha e evasão de divisas.

De acordo com Bastos, há alguns pontos apresentados pela denúncia do Ministério Público Federal que merecem ser rebatidos pela defesa. Bastos levanta dúvidas sobre o fato de a Procuradoria-Geral da República usar provas colhidas em comissões parlamentares mistas de inquérito durante o processo, na Suprema Corte, mesmo que elas tenham sido desmentidas no curso da ação penal. Há precedentes no STF que impedem esse tipo de conduta.

Ao longo do dia, o julgamento prosseguirá com a defesa dos réus que pertencem ao chamado núcleo financeiro – acusado de viabilizar empréstimos fraudulentos para distribuir dinheiro aos políticos.

As próximas defesas serão a de Vinícius Samarane, ex-diretor do Banco Rural, da ex-executiva do Banco Rural Ayanna Tenório, do deputado federal João Paulo Cunha (PT-SP) e de Luiz Gushiken, ex-ministro de Comunicação Social.

Edição: Lana Cristina