Julgamento do mensalão não atingirá "em hipótese nenhuma" o governo, diz Cardozo

08/08/2012 - 13h50

Yara Aquino e Carolina Gonçalves
Repórteres da Agência Brasil

Brasília – O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, disse hoje (8) que o governo não será atingido “em hipótese nenhuma” pelo julgamento do mensalão. A orientação da presidenta Dilma Rousseff, que vem sendo explicitada por ministros, é a de que o julgamento não deve interferir na rotina do governo e todos devem seguir trabalhando rigorosamente.

“É uma questão afeta ao Poder Judiciário e o governo, em nenhum momento, será atingido por nenhuma decisão que for tomada pelo Poder Judiciário. Vivemos em um Estado de Direito, portanto, o Executivo tem seu papel e o Judiciário o seu”, disse o ministro, antes de participar da cerimônia de lançamento do Plano Nacional de Gestão de Riscos e Respostas a Desastres Naturais.

Cardozo negou também que a cerimônia de hoje, que reúne mais de dez ministros do governo e governadores, seja uma mostra de que o governo não está parado durante o período de julgamento do mensalão. “Este tipo de ato é normal do governo. Temos atos cotidianos que levam a presidenta [Dilma Rousseff] e ministros a comparecerem para colocar em público políticas governamentais”, disse em resposta aos jornalistas.

Ontem (7), o ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, disse que ficará decepcionado em quem apostar no julgamento do mensalão como forma de desgaste do projeto político do governo e prejuízo eleitoral no pleito de outubro. Carvalho informou que a presidenta Dilma Rousseff orientou a equipe a seguir trabalhando com rigor e que “ninguém perca um minuto do seu trabalho vendo ou acompanhando o processo” ou se informando sobre o assunto nas horas vagas.

Edição: Carolina Pimentel