Coordenador das UPPs vistoria Morro da Providência no Rio de Janeiro

08/08/2012 - 18h13

Da Agência Brasil

Rio de Janeiro – O coordenador-geral das unidades de Polícia Pacificadora (UPPs), coronel Rogério Seabra, visitou hoje (8) o Morro da Providência e ouviu críticas e sugestões de moradores com relação a benefícios públicos que ainda não chegaram à comunidade.

Durante a visita, Seabra se reuniu com lideranças locais e visitou residências e constatou o descontentamento dos moradores com o serviço de entrega de correspondências. Já por parte dos policiais militares (PMs), o coronel disse ter recebido reclamações sobre problemas administrativos.

O coordenador das UPPs ressaltou a importância da iniciativa de ir até as comunidades pacificadas e ouvir tanto a população como os PMs. “Nós temos a convicção de que não sabemos tudo, e ainda mais se tratando de comunidade. A melhor maneira é conversando e ouvindo as demandas das pessoas”.

Seabra acrescentou que o morador que ficar receoso em denunciar algum problema relacionado ao policiamento, além de relatar ao comando da unidade de polícia local, pode fazer a denúncia para o setor de inteligência da Coordenadoria de Polícia Pacificadora, pelo telefone 2332-2543.

Para a vice-presidente da Associação de Moradores da Providência, Maria Helena Santos, houve muito progresso no relacionamento entre moradores e a polícia, desde a inauguração da UPP há dois anos e quatro meses. “A comunidade tinha uma cultura [de desconfiança da polícia] e é difícil mudar esse pensamento. Mas as pessoas estão se aproximando mais, está melhorando, as crianças estão até brincando com os policiais”.

Desde o mês passado a Coordenadoria de Polícia Pacificadora está fazendo visitas às comunidades com UPPs para ouvir as demandas da população e da PM. Até o momento, quatro unidades de polícia receberam a visita da coordenação. De acordo com a coordenadoria, a próxima comunidade a ser visitada fica na zona sul.
 

Edição: Rivadavia Severo