Problemas em estrutura de sustentação de forma podem ter causado acidente no Estádio Nacional

07/08/2012 - 18h47

Pedro Peduzzi
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Distrito Federal (Crea-DF) já finalizou o relatório sobre o acidente que aconteceu ontem (6) nas obras do Estádio Nacional de Brasília. A suspeita é de que o acidente, que feriu cinco operários, ocorreu por causa da deficiência do material usado para dar sustentação às formas que moldam a arquibancada superior.

“Nós analisamos algumas fotos que mostram um tubo dobrado, possivelmente por deficiência do material utilizado na estrutura de sustentação da forma”, disse à Agência Brasil o diretor do Crea-DF, Liberalino Jacinto de Souza. “Esse material parece não ter resistido à pressão do material localizado acima, a 24 metros de altura. É possível que, na montagem, essa estrutura não tenha ficado devidamente alinhada e fixada, permitindo que a carga apoiada escorregasse e fazendo com que o concreto ainda fresco caísse. Se o concreto já estivesse seco, provavelmente não teria caído”.

O diretor do Crea disse que o relatório apresentado aponta apenas indícios e que a real causa do acidente só será confirmada após a conclusão dos laudos periciais. “A princípio, nada indica que o acidente tenha acontecido devido à pressa com que a obra tem sido tocada, mas essa deverá ser uma das possibilidades a serem analisadas pela perícia técnica”. Não há data prevista para a entrega dos laudos periciais.

A fiscalização feita pelo Crea teve o objetivo de verificar se empresa e profissionais ligados à obra estão registrados.

No dia 7, a autarquia informou que a empresa Ulma do Brasil Formas e Escoramentos, contratada para “locação, com acompanhamento das montagens das formas e escoramentos”, não possuía registro no Crea. Posteriormente, publicou nota no site corrigindo a informação e admitindo que a empresa "estava, portanto, habilitada para a realização do serviço contratado".

Também foi anunciado pelo Crea que haverá um novo relatório, prometido para ontem (8), "com a devida retratação", a ser elaborado pelo Departamento de Fiscalização (DFI) do conselho. Segundo informou hoje (9) a assessoria de imprensa da autarquia, o novo documento ainda está em elaboração

De acordo com o primeiro relatório, os cinco operários acidentados utilizavam os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) obrigatórios.

Esse é o segundo acidente grave ocorrido na obra. O primeiro foi em junho, quando um ajudante de obra morreu após cair de uma laje a 30 metros de altura. O estádio vai sediar jogos da Copa das Confederações, em 2013, e da Copa do Mundo, em 2014.

Edição: Fábio Massalli // Matéria alterada no dia 9, às 14h, para incluir retratação do Crea