Prédio ao lado da Reitoria da UFF corre risco de desabar, diz Defesa Civil de Niterói

06/08/2012 - 19h03

Da Agência Brasil


Rio de Janeiro - O bloco 5 do Condomínio Santos Apóstolos corre risco de desabar, confirmou hoje (6) o secretário municipal de Defesa Civil de Niterói, coronel Adilson Alves, após inspeção que constatou uma rachadura no 10º andar do edifício. Segundo o coronel, o risco de desabamento aumenta caso não seja feita, o quanto antes, uma obra de reparação.

"É óbvio que tem que se fazer uma recuperação estrutural. Porque aquela estrutura se não for recuperada, pode entrar em colapso”, disse. O edifício fica ao lado do prédio onde funciona a Reitoria da Universidade Federal Fluminense (UFF), em Icaraí, na zona sul da cidade.

De acordo com o secretário, embora técnicos de uma empresa contratada pelo condomínio tenham feito uma avaliação com medidores no prédio no último sábado (4), as obras de recuperação só poderão ser iniciadas após reunião com o engenheiro responsável pela reparação.

"O serviço já começou. A empresa foi contratada e os técnicos já estão trabalhando. Só não está efetivamente com o equipamento e máquina fazendo o serviço, mas já estão elaborando a metodologia que vai se aplicar para resolver o problema", declarou.

Alves ressaltou que os moradores do bloco 5, onde foi constatada a rachadura, ainda podem retornar a seus imóveis. " Não tem previsão dos moradores voltarem ao prédio. Isso tudo vai depender da minha conversa com o engenheiro responsável para a gente definir o prazo. Só a partir daí é que a gente vai poder permitir a volta dos moradores".

A rachadura foi vista na última sexta-feira (3) por funcionários que faziam serviços de pequenos reparos na parede do bloco 5. Uma corrosão das barras de ferro com o esmagamento do concreto na coluna foi o que chamou a atenção dos trabalhadores.

O prédio de 22 andares e 41 apartamentos foi interditado na última sexta-feira (3) pela Defesa Civil municipal. De acordo com o órgão, foi emitido também um alerta de risco para o bloco 3 do condomínio. Já a UFF informou, por meio de nota emitida pela assessoria de imprensa, que, com os trabalhos feitos no fim de semana, o prédio principal da reitoria foi liberado pela Defesa Civil e está funcionando normalmente. Somente a área dos fundos da reitoria está interditada por medida de precaução.

 

Edição: Aécio Amado