Festival internacional de violoncelo no Rio chega à 18ª edição

04/08/2012 - 17h05

Paulo Virgilio
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - Evento que traz ao Rio de Janeiro grandes nomes da música mundial, o Rio International Cello Encounter, chega à sua 18ª edição apresentando mais de 40 concertos, workshops e master classes em diversos pontos da capital e em cidades do interior fluminense a partir de quarta-feira (8).

A programação, toda gratuita, será aberta desta vez com o Cello Dance, uma série de apresentações que mostram não só a união do violoncelo à dança, mas também como o instrumento se adapta a diversos estilos musicais.

Os espetáculos do Cello Dance ocorrerão até o dia 12, no Teatro Nelson Rodrigues da Caixa Cultural, no centro do Rio. Esta edição reafirma a variedade artística da iniciativa: os homenageados são os brasileiros Luiz Gonzaga e Pixinguinha, o compositor argentino Astor Piazzolla e o francês Claude Debussy.

Idealizador e curador do festival, o violoncelista inglês David Chew, radicado no Brasil há 31 anos, destaca o caráter pedagógico e de integração social do Rio Cello. “Em todos os dias da programação, às 8h30 da manhã, haverá aulas gratuitas para a comunidade, abertas a qualquer pessoa interessada em aprender a tocar não só o violoncelo, como outros instrumentos musicais, ou simplesmente em assistir às aulas”. Este ano, as classes serão dadas no Clube Israelita Brasileiro, em Copacabana.

No centro do Rio, os concertos serão feitos no Teatro Municipal Carlos Gomes, na Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e na Estação Carioca do metrô, entre outros espaços.

As comunidades populares da zona norte também estão contempladas na programação. “Este ano teremos um grande concerto na Vila Olímpica da Maré, no dia 16, às 9h, reunindo praticamente todos os solistas do evento”, diz David Chew. Além de principal violoncelista da Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB), o músico é também padrinho de uma orquestra de cordas comunitária, a da Grota do Surucucu, de Niterói, na região metropolitana do Rio.

Concebido em torno do violoncelo, o evento reúne virtuoses dos mais variados instrumentos. Um dos destaques desta 18ª edição é o bandoneonista argentino Tito Cartechini, que completa este ano 60 anos de carreira. Entre os violoncelistas estão nomes como o canadense Pierre Michaud e o chinês Xian Zhuo.

A programação completa pode ser acessada no site do festival.
 

Edição: Rivadavia Severo