TRE-RJ fecha centro social em operação contra crimes eleitorais em favela do Rio; homem foi preso

31/07/2012 - 16h43

Vitor Abdala
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – Um centro social ligado a um candidato a vereador do Rio de Janeiro foi fechado e um homem foi preso por crime eleitoral na manhã de hoje (31), durante operação da Justiça Eleitoral no Complexo da Maré, na zona norte da cidade. A operação contou com o apoio das polícias Civil e Militar. Segundo o Tribunal Regional Eleitoral do Rio (TRE-RJ), o homem detido era o responsável pelo centro social e a entidade tem ligações com um candidato a vereador do PT.

Uma grande quantidade de cartazes de propaganda eleitoral também foi apreendida durante a ação, que reuniu cerca de 70 fiscais do tribunal e 200 policiais militares, civis, federais e rodoviários federais. De acordo com o TRE-RJ, esta foi a primeira das operações que serão feitas contra currais eleitorais no estado.

Segundo o presidente do tribunal, Luiz Zveiter, o TRE recebeu denúncias de que criminosos da região do Complexo da Maré estariam coagindo moradores a fazer campanha para alguns candidatos. “Nós queremos dar uma demonstração para a população de que não existe local onde a polícia e o TRE não façam fiscalização no período eleitoral. É importante que a comunidade saiba que vai poder votar com tranquilidade, com independência e sem ‘encabrestamento’ de quem quer que seja, da milícia, de maus políticos ou do tráfico de entorpecentes”, disse Zveiter.

Segundo o TRE, os candidatos que tiveram suas placas recolhidas poderão ser multados por propaganda irregular. Já o candidato suspeito de ter ligação com o centro social poderá ser processado pelo Ministério Público Eleitoral e até mesmo ter sua candidatura impugnada. Durante a ação, o Ministério Público Eleitoral também distribuiu folhetos que alertam os eleitores que é crime comprar e vender voto.

Edição: Lana Cristina