Decisão sobre Paraguai é lógica e esperada, diz Requião

23/07/2012 - 20h41

Luciana Lima
Repórter da Agência Brasil

Brasília – A decisão do Tribunal Permanente de Revisão do Mercosul de rejeitar o recurso em que o Paraguai pedia a anulação da suspensão do país do bloco “é lógica e esperada", disse hoje (23) o senador Roberto Requião (PMDB-PR), representante do Brasil no Parlamento do Mercosul. Para o senador, a decisão dá espaço para que a Venezuela se torne efetivamente membro do Mercosul.

A suspensão do Paraguai deu-se em reação ao impeachment do presidente Fernando Lugo, em junho. O Paraguai representava um entrave à entrada da Venezuela no bloco, pleiteada desde 2006. A decisão do tribunal foi tomada no sábado (21), mas anunciada apenas ontem pelo Ministério das Relações Exteriores do Paraguai.

O pedido do Paraguai foi analisado durante três dias pelos cinco magistrados do Tribunal Permanente de Revisão do Mercosul.

Para Requião, além de estar de acordo com os princípios democráticos de não aceitação do impeachment, considerado golpe por alguns países, a entrada da Venezuela também atende a um “imperativo econômico”. O senador espera que o próximo do passo do bloco seja um plano de desenvolvimento regional que integre a Venezuela. O que se espera agora é que o Mercosul desenvolva um projeto de desenvolvimento da região com a integração da Venezuela, que hoje é exportador de minério e petróleo.

“O Paraguai tem que entender ainda que ele precisa mais da Venezuela que os demais países do bloco”. “Com o fracasso das economias mundiais, tornou-se mais que necessário o reforço da industrialização do Mercosul”, disse Requião.

Edição: Nádia Franco