Polícia faz explosão controlada em apartamento de atirador que abriu fogo em cinema nos Estados Unidos

22/07/2012 - 13h34

Da BBC Brasil

Brasília – Autoridades de Denver, nos Estados Unidos, informaram que retiraram "grandes ameaças" do apartamento do suspeito de matar 12 pessoas na estreia do filme Batman - O Cavaleiro das Trevas Ressurge, na noite da última sexta-feira (20), no cinema Century 16, em um shopping center do bairro de Aurora.

Policiais disseram que "reduziram de forma significativa" a ameaça das bombas e armadilhas colocadas por James Holmes em seu apartamento. A polícia afirmou que o suspeito agiu com "cálculo e deliberação", comprando munição durante meses. A polícia acredita que Holmes tenha sido o homem que, segundo testemunhas, entrou no cinema mascarado e lançou uma bomba com um gás não identificado antes de abrir fogo contra os espectadores.

Agentes do FBI, a polícia federal americana, e da polícia descobriram que o apartamento do suspeito tinha armadilhas e explosivos quando usaram uma câmera na ponta de uma vara de mais de 3 metros para conseguir observar o interior do apartamento. "Pessoalmente, nunca vi nada como o que encontramos lá", disse Dan Oates, delegado de polícia de Aurora, bairro onde ocorreu o ataque ao cinema.

Ontem (21), o esquadrão antibomba realizou uma pequena explosão controlada no prédio e os policiais desarmaram as armadilhas feitas com fios, junto com um dispositivo incendiário. Os policiais também encontraram potes com catalisadores, produtos químicos que explodiriam quando misturados a mais de 30 granadas improvisadas. "Este apartamento foi projetado para matar quem quer que entrasse", afirmou Oates, acrescentando que a primeira pessoa a morrer caso as armadilhas tivessem sido ativadas seria um policial.

Devido à ameaça de explosão, durante a operação o edifício onde fica o apartamento de Holmes e outros quatro prédios foram evacuados, mas a polícia espera liberar a área ainda neste fim de semana.

As autoridades de Denver divulgaram neste sábado a identidade das vítimas do ataque ao cinema do bairro de Aurora. As idades dos mortos variam entre 6 anos e 51 anos. Com a ação do atirador, 58 pessoas ficaram feridas no ataque ao cinema.