Rio de Janeiro abre inscrições de projetos para o carnaval do ano que vem

16/07/2012 - 17h02

Da Agência Brasil

Rio de Janeiro – Os blocos e agremiações carnavalescas interessados no financiamento da Secretaria Estadual de Cultura para o carnaval do ano que vem já podem se inscrever no site www.cultura.rj.gov.br. Estarão disponíveis R$ 1 milhão, que poderão ser usados em eventos e desfiles. Abertas hoje (16), as inscrições vão até 20 de agosto, mas ainda não foi definida a data para seleção dos projetos.

Entre as categorias que podem concorrer aos recursos estão grupos de clóvis, bate-bolas, folião original, ranchos, afoxés, boi-pintadinho, blocos de embalo e de enredo, bandas carnavalescas, escolas de samba dos municípios do interior do estado e escolas mirins e dos grupos C, D e E. Também estão incluidos bailes populares e outros eventos carnavalescos ou pré-carnavalescos.

Segundo o diretor-geral da Escola de Samba Sossego, de Niterói, atualmente no Grupo de Acesso do carnaval carioca, Luis Gustavo Gomes, os recursos serão importantes para o desenvolvimento de projetos sociais na escola. "A verba é superimportante. Temos projetos socioeducativos e esportivos para pôr em prática, mas não temos verbas", disse ele.

No carnaval deste ano, tiveram projetos apoiados pela secretaria a Associação de Bandas Carnavalescas do Estado do Rio de Janeiro, que realizou 23 desfiles de bandas da capital; a Associação de Escolas de Samba Mirins, com desfiles de 16 agremiações; a União das Escolas de Samba e Blocos Carnavalescos de Niterói, com 40 desfiles; e o Bloco Cacique de Ramos, um dos mais tradicionais da capital fluminense.

As inscrições para a seleção de projetos para o carnaval são gratuitas.

Edição: Nádia Franco