Manifestantes protestam no Japão contra o uso de energia nuclear

16/07/2012 - 14h05

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Manifestantes saíram às principais ruas de Tóquio, no Japão, hoje (16), para protestar contra as atividades nucleares no país. O protesto ocorre 16 meses depois das explosões e dos vazamentos radioativos na Usina Nuclear de Fukushima Daiichi, no Nordeste do Japão. Os números sobre os participantes dos protestos variam.

Para os organizadores da manifestação, 170 mil pessoas participaram do ato. As autoridades policiais estimam, no entanto, que houve 75 mil manifestantes. Com cartazes e gritando palavras de ordem, os manifestantes pediram o fim do uso de energia nuclear e garantias de segurança na região de Fukushima.

Os protestos reuniram manifestantes de Tohoku, no Noroeste, onde fica Fukushima, Kyushu (no Sul do Japão), Shikoku (no Sudeste), Hokkaido (no Norte) e Kansai (no Centro-Oeste). “Quero um Japão limpo para meus filhos e meus netos”, disse a aposentada Akiko Ichikawa.

Os protestos contra o uso de energia nuclear vêm ganhando adesão popular no Japão, nos últimos meses. Apenas um dos 50 reatores no Japão continua em funcionamento, mas as companhias de eletricidade do país querem retomar as atividades, apesar das preocupações da população local.

*Com informações da emissora pública de rádio da França, a RFI.

Edição: Davi Oliveira