Recontagem de votos no México deve terminar nesta quinta-feira

04/07/2012 - 18h19

Roberta Lopes*
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O México começou hoje (4) a contagem final da votação da disputa presidencial de domingo, em meio a reclamações da esquerda, que deseja a recontagem de todos os votos. Segundo autoridades eleitorais, o trabalho pode ser concluído na manhã desta quinta-feira.

O Instituto Federal Eleitoral do México anunciou hoje (4) que serão recontadas 78 mil urnas eleitorais das 143 mil existentes. A recontagem dos votos foi decidida ontem pelo instituto porque foi verificada uma diferença, de menos de 1%, nos votos para presidente em um terço dos distritos mexicanos.

Na segunda-feira, com base nos dados preliminares, foi declarada vitória do candidato Enrique Peña Nieto do Partido Revolucionário Institucional (PRI), com 38% dos votos, ante 31,64% de Andrés López Obrador, do Partido da Revolução Democrática (PRD), de esquerda.

López Obrador disse na segunda-feira que pediria a recontagem dos votos porque seus colaboradores identificaram várias irregularidades na eleição e que recorreria a todos os processos eleitorais para provar que houve fraude.

 

* Com informações da agência pública de notícias do México - Notimex

Edição: Rivadavia Severo