Paes diz que amor pelo Rio hoje é um sentimento nacional

01/07/2012 - 18h06

Nielmar de Oliveira
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, disse hoje (1º) que o título do Rio como Patrimônio Cultural da Humanidade vai ajudar a preservar a paisagem da cidade e evitar intervenções que a destruam.

O Comitê do Patrimônio Mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) decidiu dar ao Rio o título de patrimônio mundial na categoria Paisagem Cultural, neste domingo, em reunião que se estende desde o dia 25, em São Petersburgo, na Rússia.

Segundo ele, a Unesco reconheceu o que já é de conhecimento do povo brasileiro, “a paisagem cultural fantástica do Rio de Janeiro”. “O Rio é isso, um misto de natureza incrível, ação do homem incomparável, com todos os ícones que foram criados, com aquilo que o Rio tem de melhor, que é o povo carioca”, completou Paes.

Na avaliação do prefeito, todo brasileiro se sente agora um pouco carioca. De acordo com Paes, para ser carioca basta amar o Rio. “Isso gera um sentimento nacional que, agora, é mundial. Tem muita gente que ama essa cidade”, disse.

Já o governador Sérgio Cabral lembrou que a cidade está “acumulando conquistas” desde 2007, quando o Cristo Redentor foi escolhido como uma das Maravilhas do Mundo Contemporâneo.

Para Cabral, a conquista do Rio significa “um selo de qualidade. A cidade que sedia as Olimpíadas, a Copa e tem o melhor povo para receber as pessoas só agrega qualidade e condições favoráveis”. O Rio sedia o Mundial de Futebol em 2014 e as Olimpíadas em 2016. E, no ano que vem, a Igreja Católica promove, também na cidade, a Jornada Mundial da Juventude.

O secretário estadual de Turismo, Ronald Ázaro, ressaltou que o título só aumenta a responsabilidade do Rio. “Ficamos muito felizes com a escolha, mas isso só aumenta a nossa responsabilidade para que o Rio atraia cada vez mais turistas e esse momento fique mais perene”.

Edição: Lana Cristina