Serviço de referência em direitos humanos faz campanha em Brasília

29/06/2012 - 14h42

Da Agência Brasil

Brasília –   O Centro de Referência de Direitos Humanos do Distrito Federal, implantado em maio, está promovendo hoje (29), na Rodoviária do Plano Piloto, durante todo o dia, uma campanha de conscientização com o tema Conheça Seus Direitos, Vença  Seus Medos,  com o objetivo  de divulgar o novo serviço, disponível gratuitamente.

Por meio do centro, a população tem acesso a advogado, assistente social e outros profissionais para tirar dúvidas e obter encaminhamento para qualquer direito violado. A iniciativa vem sendo implantada no país com apoio da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, em parceria com governos estaduais, prefeituras e organizações não governamentais (ONGs).

No Distrito Federal, o Centro de Referência de Direitos Humanos foi implantado em parceria com a ONG União Planetária. Segundo a coordenadora da unidade, Mara Gomes, o atendimento é amplo. “Nós vamos atender a todos os tipos de direitos, a toda a população, seja homem, mulher, idoso ou pessoal de rua. Quem precisar, vamos ajudar  em busca de solução”.

Essa é a primeira campanha realizada em Brasília pelo centro. Durante o dia, integrantes e voluntários estão distribuindo um guia com informações úteis, como locais para tirar documentos e telefones de serviços de defesa da cidadania. O atendimento é oferecido na sede, na Galeria do Hotel Nacional, zona central de Brasília, ou pelo 0800-648-6067.

Para Fernando Dias, 27 anos, porteiro que estava utilizando o serviço em busca de informação, a defesa dos direitos humanos é um trabalho importante para a população de Brasília. “A minha esposa está com uma causa na Justiça há muito tempo, e até hoje não foi resolvido. Agora  tenho uma esperança com esse novo trabalho. Acho que vai ajudar muita gente”.

Edição: Davi Oliveira