Ministério lança guia online com dicas para evitar transtornos em viagens turísticas

28/06/2012 - 13h48

Da Agência Brasil

Brasília – Às vésperas das férias de julho, o Ministério do Turismo lançou hoje (28), no Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek, em Brasília, o guia online Viaje Legal, com o objetivo de orientar as passageiros sobre quais cuidados que devem tomar antes de viajar.

“É um guia de orientação mais interativo", disse o secretário nacional de Políticas de Turismo, Paulo André. O material traz orientações tanto para viagens aéreas como de ônibus e navio. Também reúne dicas para a escolha de agências de viagem, de guias turísticos e de hospedagens. “Nesta cartilha, estão as informações mais úteis e mais importantes”, destacou o secretário. “É um planejamento importante para que ele [passageiro] não tenha nenhum tipo de transtorno", completou.

Paulo André ressaltou ainda que o guia é útil porque orienta o turista sobre como agir no caso de um eventual constrangimento, como extravio de bagagens. Se for um problema que diz respeito à relação de consumo, por exemplo, ele deve procurar o Procon. “Se ele ainda estiver na sala de embarque, já deve procurar a companhia para as alternativas de negociações”, orientou o secretário.

O guia está disponível no site do Ministério do Turismo. O passageiro também pode usar um QR Code, que é um código de barras 2D, para acessar as informações por meio do celular. Para decodificá-lo, é preciso baixar um leitor no aparelho.

Edição: Juliana Andrade