Fifa elogia preparativos do Brasil para a Copa de 2014

28/06/2012 - 17h56

Jorge Wamburg
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O secretário-geral da Federação Internacional de Futebol (Fifa), Jérôme Valcke, elogiou hoje (28) os preparativos do Brasil para a Copa do Mundo de 2014 e a Copa das Confederações, em 2013. Valcke negou que haja conflito entre a Fifa e o governo brasileiro em relação à Lei Geral da Copa, embora ela contenha “coisas que não correspondem à expectativa da associação”.

Valcke disse que, na questão da liberação da venda de cerveja nos estádios onde serão realizados os jogos do Mundial e da Copa das Confederações, a Fifa está preparada para negociar com os governos locais onde tal tipo de comércio é proibido, conforme ficou definido pela Lei Geral da Copa.

Em entrevista coletiva, o secretário da Fifa e o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, fizeram um balanço dos preparativos para as duas competições, após uma visita às obras do Estádio  Nacional de Brasília, seguida de reunião do Comitê Organizador Local (COL), no Centro de Convenções Ulysses Guimarães,

Segundo Valcke, na reunião de hoje ficou definido que o sorteio final para a Copa das Confederações será realizado na Bahia. De acordo com ele, a Fifa espera que o estádio de Recife fique pronto a tempo para que a cidade seja uma das sedes da Copa das Confederações. A cidade tem prazo até a primeira semana de novembro para definir a situação, por causa da venda de ingressos antecipados para a competição.

O secretário-geral da Fifa elogiou o novo ritmo das obras dos estádios, dizendo que 80% delas estão dentro dos prazos estabelecidos  pela entidade. “A maioria dos projetos está em tempo para a Copa. Isso porque todos trabalharam mais, com mais afinco,.desde 8 de maio, quando tivemos a última reunião do Comitê Organizador. Agora, todos estão falando a uma só voz”, disse Valcke, que mostrou-se impressionado especialmente com o estádio de Brasília, cujas obras estão entre as mais adiantadas.

O ministro Aldo Rebelo, por sua vez, destacou que a reunião desta quinta-feira teve grandes avanços em relação à anterior, e apontou a maior integração entre os entes envolvidos nos preparativos  “Todos demonstraram capacidade muito maior de antecipar soluções para os problemas surgidos", afirmou Rebelo.

Segundo o ministro, para o governo, a Copa tem um significado que vai além do esportivo. “A aceleração das obras de mobilidade urbana e dos aeroportos, algumas já entregues, estão dentro da nossa visão da Copa como grande celebração do esporte, dos povos, do país. Também aproxima as culturas e promove o conhecimento entre as pessoas. O governo quer dar um  exemplo de confraternização entre os povos, além do aspecto esportivo da Copa do Mundo”, acrescentou.

Também participaram da entrevista coletiva o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF)  e do Comitê Organizador Local, José Maria Marin, e os ex-jogadores Ronaldo e Bebeto, que fazem parte do comitê. Todos elogiaram as obras dos estádios de Brasília e Natal, que visitaram antes da reunião, e manifestaram confiança de que o Brasil realizará a melhor Copa do Mundo de todos tempos.

Ainda durante a entrevista coletiva, Valcke anunciou um acordo entre a Fifa e a Rede Globo de Televisão para que a Copa do Mundo seja transmitida em telões, para públicos de até 5 mil pessoas., com a  cobrança de uma pequena taxa que será destinada a uma instituição de caridade a ser escolhida pelos organizadores do evento. Os interessados deverão acessar o site da Globo para se cadastrar, e os pedidos serão encaminhados à Fifa, que decidirá os que serão atendidos.

Edição: Nádia Franco