Diário Oficial publica nomeação de Luiz Edson Feltrim como diretor de Assuntos Especiais do BC

28/06/2012 - 12h30

Kelly Oliveira e Stênio Ribeiro
Repórteres da Agência Brasil

Brasília – O Diário Oficial da União traz hoje (28) a nomeação do servidor de carreira do Banco Central (BC) Luiz Edson Feltrim para o cargo de diretor da instituição.

No último dia 26, a indicação do matemático para a Diretoria de Assuntos Especiais do BC foi aprovada pelo Senado. O posto foi criado recentemente pelo presidente da instituição, Alexandre Tombini, com o objetivo de fortalecer o relacionamento da autoridade monetária com o cidadão e a imprensa.

Em votação secreta na última terça-feira (26), o Senado aprovou a indicação de Feltrim, de 59 anos, por 49 votos, enquanto cinco senadores foram contrários. Ele chefiou o Departamento de Organização do Sistema Financeiro (Deorf) durante 12 anos, e desde maio do ano passado responde pela Secretaria Executiva do banco, função que continua exercendo até a posse no novo cargo.

Com a aprovação de Feltrim, a diretoria do BC passa a contar com sete diretores e o presidente da instituição. O colegiado compõe o Comitê de Política Monetária (Copom), responsável pela dosagem da taxa básica de juros (Selic), que está em 8,5% ao ano até a próxima reunião, agendada para os dias 10 e 11 de julho. O BC tem oito diretorias, mas Luiz Awazu Pereira da Silva acumula as de Regulação do Sistema Financeiro e de Assuntos Internacionais.

Edição: Juliana Andrade