BC prevê maior ritmo de expansão do crédito em bancos públicos

26/06/2012 - 14h51

Kelly Oliveira
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Os bancos públicos devem apresentar maior ritmo de expansão do crédito este ano, enquanto as estimativas para a expansão dos privados foi reduzida, segundo projeções do Banco Central (BC), divulgadas hoje (26).

O crédito oferecido por bancos públicos deve ter crescimento de 21%, ante 19% previstos anteriormente. No caso das instituições privadas nacionais, a previsão de expansão do crédito passou de 12% para 10%. O crédito dos bancos privados estrangeiros deve crescer 13%, o mesmo estimado anteriormente.

O BC também informou hoje que manteve a estimativa de expansão de 15% para o crédito total. A estimativa para o crescimento do crédito livre (com taxas de juros livremente pactuadas entre instituições financeiras e clientes) este ano passou de 12% para 13%. O crédito com recursos direcionados (operações realizadas com taxas de juros pré-estabelecidas em normas governamentais, destinadas basicamente aos setores rural, habitacional ou de infraestrutura) deve crescer 20%, ante 21%.

Edição: Juliana Andrade