Lançado edital para financiamento de documentários sobre o esporte olímpico brasileiro

25/06/2012 - 22h50

Daniel Mello
Repórter da Agência Brasil

São Paulo – Foi lançado hoje (25) o segundo edital do projeto Memória do Esporte Olímpico Brasileiro, com financiamento de R$ 230 mil, para a produção nove curtas metragem que documentem a história de atletas brasileiros que conseguiram conquistas importantes em Olimpíadas. “O objetivo do projeto é construir um acervo audiovisual sobre a memória do esporte olímpico brasileiro. Não se tem nada organizado, então a gente pretende que, até 2016, se tenha pelo menos 70 filmes sobre o tema”, disse Daniela Greeb, diretora do Instituto de Políticas Relacionais, que coordena o projeto.

Como em 2011, no edital deste ano também está previsto a produção de um longa-metragem por um diretor convidado. O cineasta Ugo Giorgetti realizou em 2011 o filme México 1968 – A Última Olimpíada Livre. Para ele, os jogos ocorridos naquele ano são um importante marco para o esporte. “O ano é especial. É o ano que marca o fim de uma era. Essa Olimpíada [de 1968] marca inclusive, em métodos, maneira de ver o esporte”, declarou ao participar da cerimônia de lançamento do edital na Cinemateca Brasileira, na zona sul da capital paulista.

Além de uma mostra específica e da exibição na televisão, a ideia é levar os documentários para as escolas públicas de todo o país. “Para que os alunos das escolas públicas possam ver que eles também podem chegar a ser atletas”, ressaltou Daniela Greeb. O projeto, segundo ela, também é importante para os desportistas. “Tem um resgate da cidadania desses atletas que representam a nossa pátria”, completou.

 

Edição: Aécio Amado