Presidente de Cuba cobra "responsabilidades históricas" dos países ricos

21/06/2012 - 15h48

Renata Giraldi e Carolina Gonçalves
Enviadas Especiais

 

Rio de Janeiro – O presidente de Cuba, Raúl Castro, defendeu hoje (21) que os países desenvolvidos assumam suas responsabilidades “históricas” e avancem na construção de um mundo sustentável com inclusão social. Ele disse que continua atual uma citação feita há 20 anos por seu irmão, o ex-presidente Fidel Castro, sobre ameaças à qualidade de vida do homem. “É uma realidade irrefutável”, afirmou Raúl Castro na sessão plenária na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20,.

Castro lamentou a falta de um acordo mais amplo na elaboração do texto final da Rio+20 e defendeu uma revisão na ordem de interesses relativos aos investimentos militares. Além disso, apelou para que os países mais desenvolvidos repensem suas prioridades: “nenhum hegemonismo será possível”.

O presidente cubano ressaltou ainda que, apesar do alerta feito há duas décadas na Rio92, os problemas aumentam e acentuam-se. “Aumenta a pobreza, crescem a fome e a desnutrição, aumentando a desigualdade agravada nas últimas décadas como consequência do neoliberalismo.”

“Cuba aspira a que imponham a sensatez e a inteligência humana sobre a irracionalidade e a barbárie”, acrescentou Castro. “Temos urgência de uma mudança transcendental, e a alternativa é construir sociedades justas, estabelecer uma ordem internacional mais equitativa, baseada no respeito a todos.”

Acompanhe a cobertura multimídia da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) na Rio+20.

Edição: Nádia Franco