População pode participar de debates para a elaboração da LDO pela internet

21/06/2012 - 20h45

Iolando Lourenço
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O cidadão poderá participar das discussões e oferecer sugestões para a elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2013, que está tramitando na Comissão Mista de Orçamento (CMO) do Congresso Nacional. A participação popular será feita por meio do portal e-Democracia, que criou uma comunidade virtual para discutir a LDO. A comunidade tem um espaço para enquetes com os internautas.

Os deputados e senadores da CMO acompanharão os debates e poderão acatar as sugestões da sociedade na formulação das emendas à LDO. As partes mais importantes do projeto da LDO, além de uma nota técnica com análise do texto enviado pelo Executivo ao Congresso, elaborada pelas consultorias de orçamento da Câmara e do Senado, já foram disponibilizados na comunidade virtual para que a população conheça melhor o tema em discussão.

Esta é a primeira vez que a Comissão de Orçamento disponibiliza um canal para que a sociedade possa se manifestar e ser ouvida pelos integrantes da CMO. A comissão já vinha recebendo sugestões do cidadão na discussão das propostas orçamentárias de 2011 e 2012, por meio de seminários feitos em algumas regiões do país. De acordo com o presidente da CMO, deputado Paulo Pimenta (PT-RS), a diferença é que agora a população poderá, de casa, interferir no debate e participar da elaboração da LDO.

O portal e-Democracia pode ser acessado pelo site da Câmara dos Deputados.

 

Edição: Aécio Amado