OEA pede diálogo entre governo e oposição na crise paraguaia

21/06/2012 - 18h17

Carolina Pimentel
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O secretário-geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), José Miguel Insulza, pediu que se mantenha o diálogo e paz interna no Paraguai ante a crise política disparada pela aprovação de um pedido de impeachment contra o presidente Fernando Lugo.

A proposta foi aprovada hoje (22) pela Câmara dos Deputados e está sendo avaliada nesta tarde, pelo Senado, que decidirá sobre a continuidade do processo.

“Os países da região avançaram substancialmente nos últimos anos em respeito às normas de convivência que devem reger o processo democrático e também a estabilidade institucional, que são condições essenciais para o desenvolvimento”, diz comunicado.

O secretário-geral acredita que o atual processo político continuará marcado pelo cumprimento da Constituição e da lei com respeito ao direito de todos os envolvidos, sendo “conduzido a um resultado que garanta a estabilidade e continuidade democrática no Paraguai”.

O pedido de impeachment, liderado pelo opositor Partido Colorado, foi aprovado por 76 votos a favor e 1 contra. Três parlamentares estavam ausentes. Os parlamentares acusam Lugo de mau desempenho por causa de um conflito ocorrido na última sexta-feira (15) em uma fazenda do Nordeste do país, que resultou na morte de 18 pessoas, entre camponeses e policiais.

Edição: Davi Oliveira