Vendas das indústrias de material de construção crescem 12,5%, mas setor não recupera otimismo

20/06/2012 - 15h14

Bruno Bocchini
Repórter da Agência Brasil

São Paulo – As vendas da indústria de materiais de construção, a preços deflacionados, tiveram crescimento acentuado de 12,5%, no mês de maio, com relação ao mês de abril, e de 4,6% na comparação com maio de 2011.

Nos cinco primeiros meses de 2012, as vendas acumulam alta de 2,7%, na comparação com o mesmo período do ano passado. Os dados são da Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat).

Ainda assim, o setor não está otimista. De acordo com a entidade, o resultado acumulado desde janeiro está abaixo das previsões. “Nossa análise do cenário do mercado, como um todo, levou à revisão das expectativas. A nova previsão aponta agora para 3,4% de crescimento de 2012 em relação a 2011”, afirmou Walter Cover, presidente da Abramat. 

Segundo o presidente da entidade, a expectativa de crescimento para os próximos meses vai depender do avanço dos investimentos públicos, da queda de juros e da expansão do crédito imobiliário. O nível de emprego do setor em maio, em relação ao mesmo mês do ano passado, apresentou crescimento de 2,1%.

Edição: Davi Oliveira