Prévia de sondagem da FGV aponta queda de 0,5% na confiança da indústria

20/06/2012 - 11h31

Paulo Virgilio
Repórter da Agência Brasil

 

Rio de Janeiro - O Índice de Confiança da Indústria (ICI) diminuiu 0,5% em junho, em relação ao resultado final de maio, de acordo com o apurado na prévia da Sondagem Industrial da Fundação Getulio Vargas (FGV). Com a queda, o ICI passa de 103,4 para 102,9 pontos, interrompendo uma sequência de pequenos avanços que vinha sendo registrada desde o início do ano.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Economia (Ibre) da FGV, a redução pode ser atribuída a expectativas do setor menos otimistas em relação aos próximos meses. Entre os componentes do ICI, a prévia apontou uma queda mais acentuada - de 1,6% - no Índice de Expectativas (IE), que ficou em 101,7 pontos, o menor desde fevereiro passado.

O Nível de Utilização da Capacidade Instalada (Nuci) alcançou 83,7% na prévia de junho, o que representa uma queda de 0,2% em relação a maio. Já o Índice da Situação
Atual (ISA) aumentou 0,5%, ficando em 104 pontos, o mesmo patamar de dois meses atrás.

Segundo a FGV, foram consultadas para a prévia 801 empresas do setor, entre os dias 1° e 18 deste mês. O resultado final da Sondagem da Indústria de junho será divulgado no próximo dia 27.

Edição: Juliana Andrade