De cada quatro acidentes com escorpiões em São Paulo, três ocorrem na área urbana

19/06/2012 - 18h33

Elaine Patricia Cruz
Repórter da Agência Brasil

São Paulo – Três em cada quatro acidentes envolvendo escorpiões ocorrem em áreas urbanas, segundo apontou um levantamento feito por pesquisadores do Laboratório de Artrópodes do Instituto Butantan, em São Paulo. Entre 2010 e 2011, de acordo com o instituto, foram notificados 13 mil acidentes com escorpiões em São Paulo. Deste total, 10 mil ocorreram na zona urbana.

De acordo com os pesquisadores, com o desmatamento do cinturão verde das cidades e a urbanização desordenada, os escorpiões, desalojados do ambiente natural, procuram abrigo e alimento perto das residências.

Para evitar acidentes com escorpiões, o Butantan recomenda que as pessoas vedem ralos, tanques e soleiras de portas, evitem plantas próximas às paredes e não acumulem entulho ou telhas nos quintais.

Em caso de picada de escorpião, a recomendação é lavar o ferimento com água e sabão, fazer compressa morna para aliviar a dor e buscar atendimento de emergência. Não devem ser feitos cortes na região da picada, nem torniquetes. E ninguém deve tentar sugar o veneno.

O Hospital Vital Brazil, especializado no tratamento de acidentes com animais peçonhentos, dá assistência médica de graça às vítimas e presta informações pelos telefone 011(xx)2627-9529 e 011(xx)2627-9528.

Edição: Vinicius Doria