Negociações progridem de forma significativa, diz chefe do secretariado da Rio+20

18/06/2012 - 15h50

Vitor Abdala e Thais Leitão
Repórteres da Agência Brasil


Rio de Janeiro – O chefe do Secretariado da Rio+20, Nikhil Seth, disse hoje (18) que as negociações do documento final da conferência progridem de forma rápida. Segundo Seth, a habilidade do Brasil de dialogar com os diversos grupos de países tem levado a um “consenso” e um “progresso significativo”.

De acordo com o chefe de comunicação da Rio+20, Nikhil Chandavarkar, desde que o Brasil assumiu a liderança das negociações, no final de semana, elas tomaram uma nova forma. A negociação parágrafo a parágrafo que vinha sendo adotada há meses foi substituída por uma negociação mais ampla do texto.

Tanto Seth quanto Chandavarkar elogiaram o texto apresentado pelo Brasil e que vem sendo negociado, mesmo com as críticas por parte de alguns países. “É um texto equilibrado. Agrada a gregos e troianos. Na nossa tradição, dizemos que um consenso em que todo mundo fica igualmente infeliz é um bom consenso. Vemos elementos das posições de todas as partes. Nem todo mundo conseguiu o que queria, mas é o denominador comum”, disse Chandavarkar.

Segundo ele, o texto deve ser fechado antes da chegada dos chefes de Estado e Governo, que, provavelmente, deverão apenas acatar o que for acertado pelos negociadores. Entre os principais legados da Rio+20, de acordo com ele, deverão ser estabelecidos o fortalecimento do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) e os compromissos voluntários anunciados pela sociedade civil e por governos individuais.

De acordo com Chandavarkar, mais de 370 compromissos já foram anunciados e, até o final da Rio+20, esse número deve chegar a 500. Sobre as Metas de Desenvolvimento Sustentável, ele acredita que não há pressa com relação ao detalhamento uma vez que as Metas do Milênio estarão em vigência até 2015. "Saindo daqui com um bom mandato político para definir essas metas já é uma grande coisa."

Acompanhe a cobertura multimídia da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) na Rio+20.

 

 

Edição: Lílian Beraldo