São Paulo deve imunizar 2,84 milhões de crianças contra a paralisia infantil

16/06/2012 - 13h44

Marli Moreira
Repórter da Agência Brasil

São Paulo- A vacinação contra a poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, ocorre em 14 mil postos de saúde fixos e volantes, onde estão mobilizados 51 mil profissionais de saúde do governo paulista e das prefeituras. A meta é imunizar 2,84 milhões de crianças menores de 5 anos, o que corresponde a 95% do público-alvo da campanha, estimado em 2,99 milhões.

Para auxiliar nesse trabalho, no período das 8h às 17h, foram disponibilizados 4,1 mil veículos, 77 ônibus e sete barcos. Os pais ou responsáveis também poderão atualizar outras vacinas. Na capital paulista, a Secretaria Estadual da Saúde prevê a imunização de 859,1 mil crianças. Entre os locais de vacinação estão salas dos terminais rodoviários Tietê e Barra Funda, onde o expediente se estenderá até mais tarde (20h).

Em São Paulo não é registrado nenhum caso de paralisia infantil desde 1988. Mas as autoridades de saúde alertam para a importância da imunização, lembrando que o vírus da poliomielite ainda circula em países da África e da Ásia. Os sintomas da doença são febre, mal-estar, cefaleia e paralisia.

“A vacina é a única forma eficaz de prevenção contra a paralisia infantil. Por isso é importante que pais e responsáveis levem seus filhos a uma Unidade Básica de Saúde neste sábado. São duas gotas que podem salvar vidas”, afirma a diretora de Imunização da secretaria, Helena Sato.

Edição: Andréa Quintiere