Feira de produtos sustentáveis deve movimentar R$ 3 milhões na Cúpula dos Povos

16/06/2012 - 18h57

Da Agência Brasil

Rio de Janeiro – Os visitantes da Cúpula dos Povos, no Aterro do Flamengo, podem também comprar produtos sustentáveis, feitos com materiais da biodiversidade de cada região brasileira, na Praça da Sociobiodiversida.Organizada pelos ministérios do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, da Agricultura e Pecuária e do Meio Ambiente, a feira foi aberta hoje (16), com a expectativa de movimentar cerca de R$ 3 milhões em vendas.

Além de objetos como bolsas e chaveiros, confeccionados com o couro de peixes oriundos de Mato Grosso do Sul, o visitante encontra na feira os mais diversos produtos orgânicos, cultivados sem agrotóxicos.

As peças expostas despertaram muito interesse no público feminino, principalmente as que podem ser usados na decoração de casa. Há também objetos para cozinha, feitos com látex extraído por seringueiros de estados do Norte do país, com formato de folhas de plantas, mostrando toda a exuberância e o colorido peculiares à região.

Segundo Zélia Damasceno, coordenadora da Poloprobio, instituição que trabalha com seringueiros, índios e membros de comunidades quilombolas da Região Norte, a exposição de produtos sustentáveis é uma boa oportunidade para as pessoas entrarem em contato com outras culturas e também para conhecer os frutos que esse mercado vem dando.

“A gente vê a melhoria de vida das pessoas, principalmente das mulheres, que quase sempre dependem dos maridos e muitas vezes não tem nada para dar”, disse Zélia.

Alaíde Arruda, moradora de Copacabana, levou a neta, de apenas 3 anos, para participar das atidades da Cúpula dos Povos, por entender que as crianças também precisam conhecer as práticas de preservação ambiental. “Assim, já se começa, desde cedo, a conscientizar a criança, que aprende a colocar lixo no lugar certo, a reciclar e a dar preferência a produtos naturais.”
 

Acompanhe a cobertura multimídia da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) na Rio+20.

Edição: Nádia Franco