Rio+20 começa amanhã nova etapa de discussões

15/06/2012 - 22h04

Carolina Gonçalves e Renata Giraldi
Enviadas Especiais da Agência Brasil

Rio de Janeiro – A Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20) entra amanhã (16) em uma nova etapa. Pelo menos 100 negociadores vão se reunir em torno de uma série de debates denominados Diálogos para o Desenvolvimento Sustentável. Essa fase de negociação se segmenta em dez painéis que se referem aos temas considerados prioritários pela comunidade internacional.

O ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, apelou hoje (15) para que os negociadores que representam os 193 países vinculados às Nações Unidas lembrem que as “parcerias” são fundamentais para buscar diluir os principais problemas que atingem a qualidade de vida no planeta. “[Vamos tentar] Conciliar realismo com pragmatismo para construir o futuro”, disse.

O secretário-geral da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Rio92), o canadense Maurice Strong, alertou que a Rio+20 deve buscar o fim das lacunas existentes, principalmente, as que envolvem os países ricos e pobres e acentuadas nas duas últimas décadas. “Não há muito o que comemorar. Há uma enorme lacuna entre a ciência e a política de desenvolvimento sustentável.”

Segundo Strong, é fundamental buscar resultados concretos e que não levem às lamentações futuras. “As perspectivas de resultados nos preocupam. Há enormes lacunas. Cresceu a lacuna entre os países mais ricos e os [países] em desenvolvimento”, ressaltou.

Nos dez painéis que integram o ciclo dos diálogos, concentram-se em temas como desemprego, trabalho decente e migrações, o desenvolvimento sustentável como resposta às crises econômicas e financeira. Os negociadores da Rio+20 lembram que o esforço conjunto é buscar a convergência dessas três dimensões: social, ambiental e econômica.

Nas reuniões, os negociadores ao menos concluíram que não é possível mais continuar com o mesmo modelo de desenvolvimento atual para atender a uma demanda crescente projetada para o futuro.

No domingo (17), o desenvolvimento sustentável será discutido como instrumento de erradicação da pobreza. No grupo que debaterá o tema está Márcia Lopes, ex-ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, e a presidenta da Federação Nacional de Mulheres Rurais Trabalhadoras do Peru, Lourdes Huanca Atencio.

Também no domingo, serão discutidos os modelos viáveis de economia que incluam padrões sustentáveis de produção e consumo. O tema florestas encerra os debates no domingo. O ciclo de debates acaba no dia 19. A ideia é dedicar o último dia às discussões sobre cidades sustentáveis, inovação e oceanos.

Acompanhe a cobertura multimídia da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) na Rio+20.

Edição: Lana Cristina