Senado suspende votações na próxima semana por causa da Rio+20

12/06/2012 - 21h44

Mariana Jungmann
Repórter da Agência Brasil

Brasília - As atividades do Senado Federal vão girar em torno da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, na próxima semana. Hoje (12) o presidente da Casa anunciou que não haverá votações no plenário no período entre 18 e 22 de junho porque muitos senadores estarão no Rio de Janeiro participando dos debates da conferência.

Algumas comissões, como a de Meio Ambiente e a de Agricultura, transferiram suas reuniões para a capital fluminense na próxima semana.

Diante da agenda especial voltada para a conferência, algumas votações foram adiadas. É o caso da Proposta de Emenda à Constituição do Voto Aberto, que trata de mudanças para que as votações no Congresso Nacional não sejam mais secretas. Alguns senadores tinham pressa em aprovar a matéria na esperança de que fosse possível aplicar novas regras ao processo de cassação do senador Demóstenes Torres (sem partido-GO).

Outro assunto que está na pauta aguardando deliberação é a proposta de emenda à Constituição que implementa mudanças na tributação sobre vendas por comércio eletrônico. A proposta é um dos temas envolvidos na discussão do pacto federativo e antecede o debate sobre redistribuição do Fundo de Participação dos Estados.

Os assuntos devem ser retomados na última semana de junho e os senadores precisarão dar celeridade à análise desses temas no plenário. O Congresso entra em recesso parlamentar a partir do dia 18 de julho e antes disso Câmara e Senado precisam aprovar a Lei de Diretrizes Orçamentárias.

 

Edição: Rivadavia Severo