Participantes da Rio+20 podem ver videoinstalação sensorial Brasil Cerrado

12/06/2012 - 7h42

Renata Giraldi
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O Museu de Arte Moderna do Rio abre hoje (12) uma das principais atrações culturais da Rio+20 - a videoinstalação sensorial Brasil Cerrado. A exposição foi criada pelo artista plástico Siron Franco. A viodeoinstalação ficará em uma área com mais de 600 metros quadrados distribuída em quatro salas e dois painéis.

A visitação é gratuita. A ideia é aproximar as pessoas das belezas do Cerrado brasileiro e mostrar a urgência da preservação. Na exposição, há  insetos, flores, pássaros, animais, texturas, cores e odores do cerrado apresentados em grandes projeções, com alta definição, esculturas, fotos e textos.  

Há ainda a sonorização dos espaços e a apresentação de odores próprios do Cerrado. Também estarão à disposição dos visitantes elementos sensoriais, como água e calor, nos diferentes ambientes que conduzem a  passeio por um universo no qual a natureza é soberana.
 
Ao criar a videoinstalação, o artista disse que sua intenção era mostrar o risco de destruição do Cerrado. Essa preocupação está presente na segunda parte da exposição. Siron Franco é de Goiás Velho, em Goiás, e passou sua infância e adolescência em Goiânia. É conhecido por fazer arte engajada e por participar de protestos liderados pela sociedade civil.

Edição: Graça Adjuto